O SHIFT DO MARKETING IMOBILIÁRIO

Por Tatyane Luncah

Enquanto construtoras, incorporadoras e imobiliárias passaram os últimos cinco anos, no mínimo, construindo, lançando e vendendo sem muita dificuldade, com os clientes batendo à porta, as agências viram a concorrência aumentar e os esforços de marketing diminuir.

Qualquer setor onde haja crescimento tanto da oferta quanto da procura acaba, naturalmente, atraindo diferentes grupos de diversas esferas e segmentos para disputar esse mercado.

Por outro lado, com a venda facilitada pelo crescimento da renda dos consumidores e pelo crédito fácil, o marketing imobiliário de cada produto não precisou se prolongar muito no tempo, nem as agências precisaram desenvolver ideias mirabolantes para impulsionar as vendas.

O aumento da competitividade e o declínio da qualidade acarretou a redução das margens de lucro de muitas agências.

Enquanto muitos especulam sobre a “bolha do setor imobiliário”, alguns já sabem de cor e salteado que muitos imóveis comerciais, shoppings e galpões estão vazios e o preço desses produtos já caiu 15% em São Paulo. E outros já perceberam mudanças também com relação aos imóveis residenciais em razão do aumento do número de bonificações, brindes e descontos para atrair o comprador.

Algumas estratégias têm sido o abono do valor do imposto e do registro do imóvel, ideia similar ao que ocorre com a venda de veículos com IPVA grátis; abono das despesas condominiais por um ano; parcerias com lojas de decoração, de eletroeletrônicos e de eletrodomésticos; vouchers de móveis planejados; um carro na garagem e até descontos reais no valor da unidade.

E se é possível que a desaceleração da economia continue, e que a disponibilidade de crédito, emprego e renda seja afetada, o cenário já não é mais de larga expansão; mas de ajustes. E nesse novo cenário, construtoras, incorporadoras e imobiliárias não poderão mais se dar ao luxo de não promover de forma eficiente os seus produtos, até porque o consumidor está mais seletivo e tem várias opções à sua disposição.

A CRM Inc, braço do Grupo Projeto 10 em 1 focado no marketing imobiliário, já percebeu que essa é uma excelente oportunidade para que agências sérias e comprometidas demonstrem aos seus clientes porque a eficiência vale à pena, e como verdadeiramente se destacar nesse setor!

FONTE: PROMOVIEW