Quando a umidade se torna um problema.

Por:
Jisele Verbanek

Como bons joinvillenses que somos, estamos habituados aos casacos mofados e paredes que “choram”. Famosa pelas chuvas, Joinville mantem a média anual de 85% de umidade relativa do ar, mas apesar de fazer parte de nosso cotidiano, a umidade que estamos habituados está longe de ser normal muito menos inofensiva. É preciso prestar atenção aos danos causados em nossas residências, pertences e principalmente, nossa saúde.

Um ambiente úmido e com pouca ventilação favorece a proliferação de fungos e bactérias. O surgimento de manchas em paredes ou revestimentos, bolor ou descascamento da pintura, são indícios de que a umidade está presente e requer atenção. O mais comumente encontrado é o mofo (também chamado de bolor), um tipo de fungo de fácil identificação por suas colorações e mau cheiro, que possui a capacidade de decompor o objeto onde se instala, comprometendo não apenas a estética, mas podendo causar diversos danos à saúde. Alergias como asmas, rinite, sinusite e micose bronco pulmonar são exemplos de doenças que podem ser causadas ou agravadas pela presença do mofo.

Para uma edificação, os danos causados por umidade vão além do comprometimento estético. A umidade em estado avançado não somente causa danos a pintura como favorece o surgimento de ferrugem, perda da resistência, queda do reboco e até mesmo danos estruturais. Quanto maior o dano, maiores serão os custos da recuperação e é nesse momento que o usuário sente o impacto e procura ajuda profissional.

Umidades provenientes de infiltração podem adentrar uma edificação por paredes, pisos e telhados. Identificar a origem é o primeiro passo a ser dado. Vazamentos em tubulações e reservatórios por exemplo, são mais comuns do que se imagina. É imprescindível adotar a manutenção periódica, que tem o intuito de identificar e solucionar o problema antes que esse se instale ou se agrave.

A presença de fissuras no sistema de revestimento dispõe de especial atenção, além do fator umidade podem ser um sinal de problemas mais graves. A longo prazo, representam riscos materiais e financeiros, portanto, é necessário acompanhamento quando apresentam evolução.

Quando a umidade presente no ambiente se deposita na superfície das edificações, recebe o nome de umidade por condensação, muito comum em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação. Atitudes como o habito de abrir portas e janelas pode reduzir esse inconveniente.

Solos mais úmidos ou que tendem a acumular mais água favorecem a umidade por capilaridade. Esse tipo de umidade é de fácil identificação pois costuma estar localizada na parte inferior de paredes, próximo ao piso, tendendo a comprometer a estrutura da edificação. Em alguns casos, deve-se verificar a necessidade de um sistema de drenagem ou a eficiência deste quando já existente.

Algumas ações podem auxiliar no combate a umidade, vale lembrar que períodos mais chuvosos exigem atenção redobrada em termos de manutenção, principalmente em fachadas e coberturas. Manter o ambiente seco e arejado evitará que uma umidade já existente se agrave. O uso de produtos como bicarbonato de sódio, tanto na limpeza quanto como anti-mofo, costuma ser grande aliado. O bicarbonato é facilmente encontrado em supermercados, a dica é utilizá-lo cortado em escamas dentro de pequenos potes e espalhados pela casa, deve ser substituído quando o pote estiver cheio de água.

A escolha dos materiais utilizados na construção, afeta diretamente a eficácia do sistema e a rescendência de intervenção. A verificação da integridade dos tubos e conexões aliados aos cuidados com o sistema de impermeabilização evitará grandes dores de cabeça.

A primeira opção, e ainda a mais eficaz para se combater a umidade é sem dúvidas a impermeabilização. Um projeto de impermeabilização deve contemplar procedimentos e indicar os materiais mais adequados ao tipo de construção, afinal, cada sistema requer cuidados e materiais específicos, não abra mão de um projeto adequado ao seu tipo de obra e região. Por fim, instalações malfeitas são sinônimas de retrabalho e prejuízo, por isso, sempre contrate profissionais especializados e habilitados.

Jisele Verbanek

Especialista em Patologias da Construção Civil

Empresa: Giz SC

Deixe uma resposta