Compra de Imóvel

COMPRAR IMÓVEL NA PLANTA É UM BOM NEGÓCIO?

Enfim, chegou a hora de comprar seu imóvel. Mas a pergunta que se faz é: devo comprar um imóvel pronto ou na planta?

Essa dúvida é freqüente, e é importante discorrer sobre o assunto. Em 2005, segundo estimativa do SECOVI –SP, o preço dos imóveis na planta ficava de 20% a 30% mais barato se comprado pronto.

Mas especialistas alertam: quem espera retornos altos e em curto prazo deve tomar cuidado. Esse não é o perfil do setor imobiliário. “O mercado está chegando a uma maturidade e a especulação imobiliária é arriscadíssima”, alerta o presidente do Secovi, João Crestana.

Segundo ele, o imóvel é um bem estável, mas a liquidez é mais complicada do que a moeda, a ação. “Quem compra na planta e espera vender com alto lucro em um ano pode se decepcionar e vai ver que a valorização em curto prazo não é melhor do que em outros investimentos.’

Para Crestana deve se manter mesmo no mercado o investidor tradicional. ‘Aquele que compra imóvel para alugar, aumentar a renda. Como faziam os imigrantes italianos, portugueses, libaneses.’ De acordo com o presidente do Secovi, o aluguel representa, em média, de 0,8 a 1% do valor do imóvel residencial. Já no comercial gira em torno de 1 a 2%. Um bom setor para investir, avalia, é o de hotelaria. ‘Não só por conta de eventos, como a Copa, mas por causa do crescimento do País mesmo, que pede a construção de novos empreendimentos.’

Mas o momento ainda é positivo para a aquisição de imóveis como investimento. A compra de imóvel na planta tem um fluxo melhor de pagamento e ainda tem um ótimo retorno, mas é importante escolher o mesmo com uma boa localização, os serviços que são ofertados na região e a oferta de empreendimentos.

Ao escolher um imóvel é preciso lembrar que quanto mais alto o andar escolhido, maior é o seu valor. A localização do apartamento dentro do condomínio (se de frente ou de fundo) também influencia no seu preço. Estes pontos podem parecer banais em um primeiro momento, mas farão a diferença se você decidir vender o imóvel no futuro.

Mesmo que o tamanho das unidades seja o mesmo, preste atenção à planta do imóvel que você está pensando em comprar, pois esta costuma ser diferenciada dependendo da construção.

No que se refere aos cuidados que deverá ter, preste atenção também quanto à descrição dos serviços prestados e dos materiais utilizados na construção do imóvel para não ter surpresas no futuro e pagar por aquilo que não foi realizado.

Para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio, recomenda-se visitar outras obras da construtora, e procure se certificar junto às associações e sindicatos se ela está devidamente registrada.

Márcia Renz

Consultora Imobiliária BECKI EMPREENDIMENTOS LTDA

Fonte: SECOVI-SC

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta