Agora é a vez dos homens !

Mês dos homens. Novembro Azul !

Novembro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de próstata e, nesta ocasião, é importante alertar todos os homens sobre a importância da prevenção.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens e o terceiro mais fatal. No Brasil, a incidência é de 52 casos a cada 100 mil homens, sendo que a faixa etária acima dos 50 anos é a mais afetada.

Embora seja uma doença que atinge principalmente os homens mais velhos, é importante que todos estejam atentos aos sintomas, pois o diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento.

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

– Alterações no fluxo urinário;

– Dor ou desconforto ao urinar;

– Sangue na urina ou no esperma.

Outros sintomas, como dor nas regiões lombar, pelve ou sacro, cansaço ou perda de peso, podem indicar que a doença está em estágio avançado.

Infelizmente, ainda não há uma maneira 100% eficaz de prevenir o câncer de próstata, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, como:

– Idade acima dos 50 anos;

– Histórico familiar de câncer de próstata;

– Raça/etnia – homens afro-americanos e afrodescendentes têm o dobro do risco de desenvolver a doença;

– Obesidade.

A melhor forma de prevenção é, portanto, manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e atividade física regular. Além disso, é importante fazer exames preventivos regularmente, a partir dos 50 anos.

O exame de toque retal é o método mais utilizado para o diagnóstico do câncer de próstata, mas também é possível realizar o exame de PSA (antígeno prostático específico).

O tratamento do câncer de próstata irá depender do estágio da doença, da idade do paciente e de outros fatores, como o histórico familiar. Os tratamentos mais utilizados são:

– Cirurgia;

– Radioterapia;

– Hormonioterapia.

Embora o câncer de próstata seja uma doença grave, é importante lembrar que a maioria dos homens que desenvolvem a doença não apresenta sintomas e vive muitos anos sem saber que tem a doença. Por isto a importância de fazer o exame!

Deixe uma resposta